11 de maio de 2011

O pacto do desempacotamento conjunto - Editora Mundo Mirim

O pacto do desempacotamento conjunto, lançado em novembro de 2010, foi meu primeiro trabalho de ilustração para um texto educativo. 


O livro conta a história de um grupo de amigos que decidem desembrulhar juntos os presentes de Natal. A partir da grande montanha de papeis de embrulho, laços e embalagens começa o papo sobre como o consumo consciente pode proteger nosso planeta e tornar nossa vida melhor.
























O maior desafio desse trabalho foi desenvolver as ilustrações informativas. Tive que ilustrar infográficos simples, representar graficamente o funcionamento de uma hidrelétrica, ilustrar o ciclo da água e representar o mesmo ciclo incluindo as informações sobre como se forma a chuva ácida.




Para assegurar-me que as informações expostas estariam corretas e adequadas para a faixa etária para a qual o livro é destinado, além de fazer minhas próprias pesquisas, segui as orientações da editora e da autora, Bianca Encarnação, que forneceu o material de base. 
Bianca Encarnação é jornalista especializada em divulgação científica, isso quer dizer que ela traduz a linguagem dos cientistas - que é cheia de termos complicados, símbolos e outros códigos - para uma linguagem que todos entendam. Ela é editora da Ciência Hoje das Crianças, a única revista de divulgação científica para crianças do Brasil. Se você gosta de se informar sobre meio ambiente, animais ameaçados de extinção, o espaço, os dinossauros e outras curiosidades, vale a pena conhecer o trabalho dela!

Um comentário: